Solução auditiva bimodal: bem-estar para pacientes com perda auditiva assimétrica

Ao falar de perda auditiva, comumente, associamos ao uso de aparelhos auditivos ou, em alguns casos, ao implante coclear, mas não aos dois juntos. Quando falamos em solução auditiva bimodal, nos referimos precisamente ao uso das duas soluções. A bimodalidade no tratamento da perda auditiva, isto é, o uso do aparelho auditivo e do implante coclear, demonstra ser especialmente benéfico para pessoas com perda auditiva assimétrica. Neste artigo, abordamos as recomendações de uso e os benefícios de usar uma solução auditiva bimodal. 

Perda auditiva assimétrica e bimodalidade

 

Os graus de perda auditiva nem sempre ocorrem de forma igualitária nos dois ouvidos, esses são os chamados casos de perda auditiva assimétrica. Quando o paciente apresenta grau de perda auditiva moderada, o uso de aparelhos auditivos é suficiente para ampliar os sons externos, tornando-os mais altos. Em pacientes com perda auditiva mais grave, proveniente do ouvido interno, muitas vezes não há resposta à ampliação do som feita pelo aparelho auditivo, sendo um implante coclear a alternativa mais recomendada para eficácia do tratamento auditivo. 

 

O trabalho conjunto de um implante coclear e um aparelho auditivo pode ser uma solução eficaz para recuperar a audição de pacientes com perda auditiva assimétrica.

Por que escolher a solução auditiva bimodal?

 

Pessoas que utilizam a solução bimodal dispõem dos benefícios do aparelho auditivo, como reconhecimento da voz e ampliação de graves na audição acústica, além de pistas sobre a direção de origem do som. Isso somado ao implante coclear, que fornece melhor percepção de sinais locais de alta frequência cruciais para discriminação da fala, restaurando a audição de alta frequência através da estimulação elétrica do nervo auditivo. 

 

A solução bimodal faz sentido porque a audição humana é baseada na entrada de som pelos dois ouvidos. Por exemplo, a localização precisa do som ocorre quando o cérebro reconhece diferenças em sinais temporais e de volume entre cada orelha para identificar de qual direção o som se origina. Quando há uma perda auditiva unilateral, o cérebro tem dificuldade para reconhecer de onde vêm os sons devido à perda ou à redução dessas pistas, muitas vezes resultando em fadiga auditiva. 

 

Isso se torna um problema em diversas ocasiões do dia a dia, imagine os cenários: um indivíduo está em um restaurante barulhento esperando a liberação de uma mesa; a pessoa está participando de um congresso ou está em um happy hour. 

 

Os sistemas bimodais são destinados a melhorar o reconhecimento da fala tanto no silêncio quanto no ruído, isso inclui melhorias na localização do som, na apreciação de música e mais qualidade geral no som natural, em comparação ao uso isolado de um aparelho auditivo ou de um implante coclear. Usuários bimodais relatam melhorias na percepção da fala em comparação ao uso de um implante coclear sozinho, assim como uma forte preferência pela solução bimodal para ouvir em ambientes silenciosos e/ou barulhentos. 

 

Se você tem dificuldade de audição ou já é usuário de implante coclear ou aparelho auditivo, mas mesmo assim enfrenta alguma dificuldade no reconhecimento de sons ou fala, entre em contato com a equipe da Amplisound!

 

Entre em contato pelo WhatsApp e agende sua consulta: 

(51) 99852-5031 



Oi, tudo bem?